Participantes: Arq.ª Inês Cabral

Inês Cabral terminou o curso de Arquitectura em 1994 na FAUTL. Em 1999 terminou o Master in Desert Architecture na Universidade do Arizona, equiparado ao Mestrado em Tecnologia da Arquitectura e Qualidade Ambiental da FAUTL em 2001. Depois de ter trabalhado em diversos ateliers na California, regressou a Portugal para começar o doutoramento pela FAUTL com vista à dissertação sobre certificação ambiental de edificios.Especializada em Arquitectura bioclimática, eco-construção e certificação ambiental, o seu presente interesse é em reabilitação sustentável de arquitectura vernácula. O último projecto (Estação de Campo da Peneda) é um edificio com vista à certificação ambiental e que está neste momento em fase de monitorização. Trata-se de uma reabilitação de um edificio vernáculo cujo local exigia um minimo de impacte por se encontrar numa zona natural protegida sendo que o edificio terá um fim educacional e formativo que poderá alterar a prática construtiva da região do Parque Natural da Peneda Gerês. [via: http://www.casadavizinha.eu/]
A Arq.ª Inês Cabral participará nas Jornadas no dia 19 de Abril com uma comunicação intitulada «Sistema de Certificação LEED: o caso da HF e da ECP ».
ABSTRACT
Introdução aos sistemas de certificação ambiental de edifícios com destaque para os sistemas BREEAM no Reino Unido, LEED nos EUA e LiderA em Portugal. O sistema LEED será explicado com detalhe nomeadamente a sua aplicação a um edifício de escritórios na California: a fundação Flora and William Hewlett. Será ainda apresentada uma recuperação de arquitectura vernácula em Portugal (a ECP-Estação de campo da Peneda) que se pretendeu certificar através do sistema LiderA. Também será apresentada uma base de dados de materiais sustentáveis disponivel no site http://www.casadavizinha.eu/.

Referências:
BREEAM
http://www.bre.co.uk/pdf/events/Ecohomes_Feb_2004.pdf
LEED
http://www.usgbc.org/DisplayPage.aspx?CMSPageID=222
LiderA



Pequeno documentário no Programa Biosfera com a apresentação de uma obra da Arq.ª Inês Cabral.

Sem comentários: