Participantes: Hidroprojecto (Eng.º Tiago Macedo Franco)

A HIDROPROJECTO, Engenharia e Gestão, S.A. é uma empresa portuguesa de engenheiros consultores, especializada nos ramos de Planeamento e Gestão, Recursos Hídricos e Agronomia, Hidráulica Urbana e Industrial, Estudos e Tecnologias do Ambiente, Estruturas, Geotecnia e Instalações. A HIDROPROJECTO foi criada, juridicamente, em 20 de Dezembro de 1966, sendo seu sócio-fundador o Professor Armando Lencastre. Desenvolve a sua actividade sob múltiplas formas, nomeadamente:
Elaboração de estudos e projectos
Aprovisionamento e fornecimento de bens e serviços
Gestão e coordenação de empreendimentos
Fiscalização de fornecimentos e empreitadas
Exploração e gestão de sistemas
Gestão geral da qualidade de empreendimentos da construção
Um dos projectos recentes e inovadores a nível internacional levados a cabo pela Hidroprojecto em parceria com as Águas do Porto, EM consiste no aproveitamento do calor dos esgotos para aquecimento e refrigeração dos edifícios.
Nesse sentido, vai ser criado um grupo de trabalho, com membros da Águas do Porto e da Hidroprojecto, para estudar a viabilidade técnica e económica da implementação do projecto em vários locais da cidade. Piscinas, hotéis, edifícios públicos, hospitais e urbanizações são exemplos de situações em que esta tecnologia pode ser aplicada com sucesso. Este grupo começará por estudar a instalação desta solução num edifício público que poderá servir de “montra” deste novo sistema.
A Hidroprojecto apresentará o tema «O uso do esgoto para climatização e refrigeração de edifícios» enquadrado do painel do dia 23 de Fevereiro «Conservação e Uso Racional da Água».

Sem comentários: