Participantes: Arq.º Jorge Lira

Jorge Lira, nascido em 1967, é Arquitecto pela Universidade do Porto, (1985 / 1992) onde obteve a licenciatura em Arquitectura por defesa da tese “Reabilitação de Edifícios e Espaços Rurais” (18 Valores, 1992). Dedica-se profissionalmente à Arquitectura e como ocupação secundária à Musica Tradicional desde 1984, tendo participado em diversos projectos musicais de forma activa até 1996 (Vai de Roda), após o que se dedicou à investigação e recolha de música tradicional, sobretudo, no âmbito da Gaita de Foles Mirandesa, sobre a qual produziu, em 2006, um CD de recolhas cuja edição foi oferecida à AEPGA, a par do trabalho de investigação que permitiu a realização da Padronização e Reconhecimento da Gaita de Foles Mirandesa, em Novembro de 2007.
No campo da Arquitectura é autor de diversos projectos de Reabilitação de Edifícios e Património Histórico e Arquitectónico. Colaborou em diversos escritórios de Arquitectura de 1984 a 1996. Entre 1996 e 2001 foi Director do Departamento de Reabilitação Urbana da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto onde foi autor e responsável por algumas dezenas de projectos e obras de Reabilitação de Edifícios na malha urbana histórica consolidada do Porto, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
Sobre esta temática, participou em diversos congressos e seminários, como delegado e orador, enquadrando as suas participações, sobretudo, na temática “Metodologia na Intervenção de Reabilitação”.
Foi docente no Curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto nos anos 1996 / 2002.
Foi o Delegado Português no projecto Europeu “ReStart” promovido pela Comissão Europeia, sob Coordenação do Arqº Roberto Paganni da Softech-Torino, no campo da Conservação Energética nos edifícios que foi o projecto que deu o impulso inicial para o estabelecimento de um padrão para o estabelecimento da “etiqueta de caracterização energética” nos edifícios a nível Europeu, agora finalmente implementado também em Portugal.
Desde 2001 exerce em âmbito empresarial privado, dedicando-se à Reabilitação de Edifícios, mas sobretudo à Arquitectura Bio Climática e sobretudo, à Arquitectura Sustentável, com grande ênfase na Arquitectura e Construção em Madeira.
Actualmente, é autor de projectos ligados ao desenvolvimento regional sustentável na região de Trás Os Montes, em iniciativa no âmbito do Eco-Desenvolvimento, com intenções experimentais no campo da Eco-Construção. [http://www.jlu.pt]
É membro de diversas organizações e associações de defesa do Património, Ambiente e bem-estar Animal.
O Arq.º Jorge Lira apresentará a comunicação subordinada ao tema «Construção em Madeira e Eco Desenvolvimento: a construção, a floresta e a paisagem» no dia 29 de Março.
ABSTRACT
1. Construção em Madeira e Eco Desenvolvimento: A Construção, A Floresta e a Paisagem; 2. Exemplo Prático de um projecto de Eco Desenvolvimento: O PINA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura de VIMIOSO – em Projecto.

1 comentário:

Vicente de Percia disse...

Resido em Teresópolis,cerca de 1h e 30min da cidade do Rio de Janeiro,Estado do Rio,Brasil.A presença da mata atlântica é magnifica,apesar do descaso existente principalmente em relação aos rios e mananciais de àgua.Como escritor e critico de arte e participativo com os movimentos e conscientização ecologica gostaria de participar desse grupo ativamente.Grato.Percia