Participantes: NaturalWorks (Eng.º Guilherme Carrilho da Graça)

A NaturalWorks é uma empresa de consultoria em Física de Edifícios fundada em 2002 por Paul Linden e Guilherme Carrilho da Graça cujo trabalho conjunto se desenvolveu inicialmente na Califórnia com projectos na Europa e Estados Unidos. Guilherme Carrilho da Graça, professor convidado da Faculdade de Ciências de Lisboa, e dirigente da sede da NaturalWorks em Lisboa possui uma vasta experiência no campo da optimização energética e física dos edifícios. Conjuntamente com a sua equipa de Engenheiros e Arquitectos a NaturalWorks desenvolve as seguintes actividades:
· Consultoria em optimização energética
· Certificação energética de edifícios
· Simulação informática de transferência de energia em edifícios
· Projecto de sistemas de climatização incorporando energias renováveis
· Projecto de sistemas de ventilação natural
· Projecto de sistemas de iluminação natural, artificial e luminárias
· Projecto de condicionamento acústico
· Projectos de sistemas de captação de energias renováveis
· Formação profissional em simulação dinâmica de edifícios
Recentemente, a NaturalWorks expandiu a sua actividade com o desenvolvimento de um software de modelos de simulação térmica dinâmica EnergyPlus em parceria com a DesignBuilder Software adaptado à realidade portuguesa. O software DesignBuilder é o primeiro interface exaustivo para o programa de simulação térmica dinâmica EnergyPlus.

Com vários sucessos alcançados a nível internacional e nacional dos quais são exemplo o desenvolvimento do sistema de ventilação natural do San Francisco Federal Building e o sistema de aquecimento passivo do San Diego Childrens Museum a NaturalWorks pretende desenvolver o seu trabalho promovendo a arquitectura sustentável através do uso eficiente da energia, sempre que possível, e dos sistemas naturais dos edifícios procurando soluções óptimas para a construção.
A NaturalWorks participará no painel subordinado ao tema «Materiais e Tecnologias Inovadoras para a Construção Sustentável» a decorrer no dia 29 de Março.

Sem comentários: