Participantes: Arq.º Miguel Veríssimo

Nasce na Guiné-Bissau em 27 de Julho 1965;
Aprendiz e aluno de João Luís Carrilho da Graça e colaborador de Manuel Vicente. Foi ainda aluno de Enric Miralles na ETSAB – Barcelona 92/93.
Frequentou em 1994 o Workshop “Daylighting in Architecture” coordenado pelo Prof. J. Owen Lewis (UCD) contactando com as temáticas ligadas ao impacte ambiental da Arquitectura e Construção, não terminando desde então a aquisição e criação de conhecimento nessas áreas.
Cria em 1999 a Armadilha Solar – arquitectura.
Desenvolve desde 2004 com o Departamento de Física das Construções da Universidade do Minho a JEE – Janela Eco-Eficiênte, “sistema de vãos com elevado desempenho energético funcional”, invenção patenteada e vencedora do Concurso BES Inovação 2007 na área de Energias Renováveis.
É ainda autor/inventor de:
- Fonte – sistema compacto de energias renováveis;
- Atom1 – aquecimento solar passivo portátil, c/ Eduardo Melo;
- Ecossistema – Espaço Domótico Interactivo; em desenvolvimento.
- Participou na PLEA 98; na SB07 e, orientou cientificamente os Seminários “Arquitectura e Energia” com as SRNorte e Sul da Ordem dos Arquitectos em 2005 e 2006
- A Armadilha Solar – arquitectura projecta actualmente um Condomínio Eco-Eficiente para a Trofa, uma Clínica de Cuidados Paliativos para Monte Judeu – Portimão e, inicia a construção do Hotel da Quinta da Pacheca – Cambres, Lamego.
- É autor em parceria com o Arq. Bruno Baldaia, do Vírus JA 223 -“Ser Natural / Ultramodernidade?”;
- É ainda autor em parceria com os Arq. Bruno Baldaia e Arqª Inês Moreira das “Notas Soltas Sobre Arquitectura e Tecnologia”- “www.artecapital.net”.
Desenvolve trabalho teórico de cruzamento entre Ecologia / Arquitectura / Ecossistema e, Arquitectura / Democracia.
- Consultor de projecto, nas áreas da Bio-Climática e Eco-Eficiência; é Perito Qualificado pela ADENE e, foi Formador de Formadores no novo SCE.
É membro do TED e subscritor do Compromisso 2030.
O Arqº Miguel Veríssimo participará no painel do dia 29 de Março «Materiais e Tecnologias Inovadoras para a Construção Sustentável»
ABSTRACT
DA BAIXA À ALTA TECNOLOGIA – “EXPLORAÇÃO DE MEIOS, FERRAMENTAS E CONCEITOS!”

1 – ”Jee - Janela Eco-Eficiente” – Explicação do funcionamento físico. Algumas referencias ao processo de desenvolvimento e monitorização e, resultados da investigação em fase de pré-fabricação….(20min.)

2 – “Ecossistema” – Os conceitos de interacção entre os seres vivos e o espaço, ligados à Ecologia e ao funcionamento dos Ecossistemas cruzam-se directamente com a essência da Arquitectura.
Assim, tirando partido da tecnologia, desenvolvemos um conceito de espaço integral, reactivo e interactivo que, indo além das fantásticas potencialidades hemiostáticas e performativas (corpo+mente), permite tb, através da captação dos dados biométricos e metabólicos do corpo, lançar uma plataforma de monitorização constante do comportamento dos seres vivos e da sua acção com o comportamento físico e químico do espaço envolvente (Ecossistema). Conseguimos assim, com essa imaterialidade, entre outras coisas, uma redução drástica dos consumos energéticos e emissões de GEE e, uma fabulosa poupança de recursos.
Mas, como arquitecto, o meu “Ethos” é um estreito relacionamento com a Humanidade e Civilização; sendo, Ciência&Tecnologia, meros meios e ferramentas da minha acção sobre uma natureza definitivamente “artificial”.
Levantando questões profundas sobre individualidade e democracia, o conceito “Ecossistema” justifica-se pelos benefícios comprovados dessa tecnologia? Que “Fire Walls”para a liberdade individual? Ou ainda; estará a democracia congelada, sem acompanhar a revolução HI-Tech? Demasiado espartilhada por estruturas centralizadoras dos poderes político e económico, sem assumir uma verdadeira e livre cidadania disseminando o poder? Uma sustentabilidade sem alicerces? (20min)

Sem comentários: