Participantes: Eng.º Manuel Duarte Pinheiro

«Desde Março de 1999 ao presente, Professor Auxiliar Convidado, Instituto Superior Técnico (IST), Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura. Responsável pelas Disciplinas de Estudos de Impacte Ambiental e Sistemas de Gestão do Ambiente do 5º Ano da Licenciatura de Engenharia do Ambiente e de Ambiente Urbano e Espaços Construídos do 5º Ano da Licenciatura de Arquitectura. Áreas de Investigação: Impactes Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental e Construção Sustentável. Projecto de investigação de destaque nos últimos anos: Avaliação do desempenho ambiental das actividades construtivas (2001/2003) e Sistemas de Avaliação da Construção Sustentável para Portugal (2003/2006).» (Fonte: http://lisboaenova.org/)
O Eng.º Manuel Duarte Pinheiro participará no painel «Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações» - dia 19 de Abril - com a comunicação «Sistema de Certificação LIDERA».
ABSTRACT
Sustentabilidade e que desafio para avaliação. Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações onde serão abordados os sistemas voluntários presentes em diversos países destacando-se, por exemplo, no Reino Unido o Sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), nos Estados Unidos da América o Sistema LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) e por fim em Portugal o sistema LiderA (Líder pelo Ambiente). Apresentação sumária das abordagens e certificações efectuadas pelo LiderA, bem como próximos desenvolvimentos.
Bibliografia: Pinheiro, Manuel Duarte (2007. Ambiente e Construção Sustentável, Agência Portuguesa do Ambiente, disponível aqui. Outra documentação disponibilizada pelo LiderA: docs.

Sem comentários: