Participantes: Eng.º Ricardo Araújo Sá

Licenciado em Eng.ª Mecânica e Msc em Eng.ª Térmica, é hoje Director Geral da Edifícios Saudáveis, empresa que opera há mais de 10 anos na área da sustentabilidade aplicada ao parque edificado, com especial enfoque na utilização de energia e na qualidade do ambiente interior e que integra nos seus quadros dois “LEEDap” e um “BREEAMassessor” (profissionais acreditados pelo “United States Green Building Council”, USA, e pelo “British Research Establishment”, UK, para efeitos de utilização dos sistemas de avaliação de mérito ambiental LEED e BREEAM, respectivamente.
Nesta qualidade tem vindo a trabalhar como consultor em projectos e edifícios de grande dimensão em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Brasil bem como a desenvolver e coordenar auditorias energéticas de qualidade do ambiente interior em inúmeros edifícios em diversos Países Europeus. É também consultor de “sustentabilidade no ambiente construído” de organizações nacionais e internacionais com interesses no mercado imobiliário (ex.: “Associação Portuguesa de Centros Comerciais”, “European Property Federation”, etc.). Para além disto, desenvolve também actividade lectiva, colaborando em cursos de mestrado na Universidade Engenharia da Universidade do Porto e na Universidade Católica.
É ainda membro de diversas organizações internacionais entre as quais a ASHRAE (“American Society. of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers” – EUA), a FiSIAQ (“International Society of Indoor Air Quality and Climate”) a USGBC (– EUA), a CIBSE (“The Chartered Institution of Building Services Engineers” – UK), a IESNA (“Illuminating Engineering Society of North America”).
O Eng.º Ricardo Araújo Sá participará no painel do dia 19 de Abril - Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações

Sem comentários: