Participantes: Arq.ª Livia Tirone

Estudou Arquitectura na Universidade de Westminster em Londres e juntando forças com o Engenheiro Ken Nunes criou a empresa de projecto de arquitectura e de promoção imobiliária TIRONE NUNES, em1989, em Portugal. Esta empresa foi responsável pela colocação, na ordem do dia, do tema da arquitectura bioclimática e da construção sustentável em Portugal, com as mais de 200 habitações bioclimáticas e alguns milhares de metros quadrados de espaços de escritórios realizados, sendo a Torre Verde, provavelmente, o mais emblemático dos projectos realizados e o Parque Oriente, quarteirão sustentável, o mais ambicioso dos projectos em desenvolvimento. Desde 1999 a TIRONE NUNES coloca on-line na sua página na Internet http://www.tironenunes.pt/ toda a informação relevante para uma construção sustentável, contando com uma média mensal de 25.000 visitantes e 750.000 hits no final de 2007. Em Novembro de 2007 a TIRONE NUNES lançou a Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, composta pelo livro com o mesmo nome e a página na Internet http://www.construcaosustentavel.pt/ cujo sucesso se regista com a colocação no mercado da totalidade dos exemplares da primeira edição do livro, em Janeiro de 2008.
A arq.ª Livia Tirone participará no painel do dia 19 de Abril dedicado ao tema Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações, com uma comunicação sobre o problema da Construção Sustentável.
ABSTRACT
O tema CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL apresentado com base no livro com o mesmo nome, explora as OPORTUNIDADES para o sector da construção noâmbito do novo enquadramento legal e da certificação energética de edifícios, apresentando muitos dos conceitos e das medidas da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL – uns mais subjectivos e outros mais objectivos, mas todos validados por especialistas e por utilizadores finais e comunicados de forma muito apelativa e de fácil compreensão. Está repleto de informação didáctica podendo ser útil como:
· check list de qualidades a exigir para quem procura casa
· recomendações para quem colabora numa equipa de projecto (arquitecto ou engenheiro...)
· referência para quem encomenda projectos
· inspiração para quem sonha construir a sua casa
· desafio para quem define as políticas do nosso país

Sem comentários: