Participantes: Eng.ª Elisabete Bertolo

Engª Elisabete Bertolo (Sendim, 1978): MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE, RAMO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E ÁGUAS RESIDUAIS – Tese de Mestrado com o tema “Aproveitamento de Água da Chuva em Edificações” com classificação de “Muito Bom”. LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL, opção condicionada de HIDRÁULICA RECURSOS HÍDRICOS e AMBIENTE. Ambos os cursos alcançados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Seis anos de experiência profissional no ramo de Hidráulica, cinco dos quais na organização onde actualmente desempenha a função de Directora de Projectos – DHV SA.
Apresentará a comunicação «Aproveitamento de água da chuva em edificações» no dia 23 de Fevereiro.
ABSTRACT
Hoje em dia o conceito de habitação autónoma é fundamental. O aproveitamento de água pluvial proporciona a auto-suficiência da edificação e a segurança de abastecimento em caso de escassez de fornecimento de água da rede pública.
Neste trabalho definem-se critérios e considerações inerentes ao projecto de um Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais, apresentam-se ferramentas de cálculo automático desenvolvidas para auxiliar o cálculo da capacidade do reservatório de armazenamento da água da chuva a instalar, em virtude deste representar um investimento avultado no sistema, e avalia-se a viabilidade económica de um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva tendo por base casos práticos de aplicação: uma habitação unifamiliar; duas habitações unifamiliares geminadas, um condomínio de habitações unifamiliares localizadas na região do Porto.
Alerta-se também para as vantagens e desvantagens de um sistema deste tipo.



Sem comentários: