As Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável

INFORMAMOS QUE AS INSCRIÇÕES PARA O DIA 24 DE MAIO ESTÃO ABERTAS ATÉ AO DIA 22 DE MAIO.
Não podemos garantir o almoço às inscrições efectuadas após o dia 16 de Maio. INSCREVA-SE!
O Núcleo Regional do Porto da Quercus está a organizar, para os dias 23 de Fevereiro, 29 de Março, 19 de Abril e 24 de Maio no Museu Nacional Soares dos Reis, as “Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável”. As Jornadas serão estruturadas em quatro painéis que pretendem cobrir todas as aproximações existentes relacionadas com a arquitectura sustentável.

Conservação e Uso Racional da Água onde se pretende abordar algumas das mais variadas tecnologias existentes na reciclagem de águas cinzentas e valorização de águas pluviais, bem como sistemas inovadores de redução de consumos, tendo já confirmados para este painel Eng.ª Elisabete Bertolo, a empresa Hidroprojecto com a apresentação do sistema de aproveitamento do esgoto para aquecimento e refrigeração de edifícios, um projecto desta empresa e das Águas do Porto e Eng.º Armando Silva Afonso com algumas características do projecto “Casa do Futuro”, entre outros.

Materiais e Tecnologias inovadoras para a Construção Sustentável onde se pretende apontar soluções abrangentes sobre critérios de sustentabilidade que podem ser usados pelo sector da construção como uma referência tais como a construção em madeira, coberturas ajardinadas, materiais ecológicos e iluminação natural em edifícios.

Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações onde serão abordados os sistemas voluntários presentes em diversos países destacando-se, por exemplo, no Reino Unido o Sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), nos EUA o Sistema LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) apresentado através de um caso prático pela Arq. Inês Cabral, e por fim em Portugal o recente LiderA (Líder pelo Ambiente) apresentado pelo Eng. Manuel Duarte Pinheiro.



Cidades Sustentáveis onde se pretende apontar soluções aos desafios relacionados com a construção, estimulando o debate em mesa redonda entre arquitectos de renome em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores.
Informações, fotos, vídeos e documentação em
http://www.jornadasquercus.org/










4 comentários:

Rilho disse...

lamento que questões importantes como esta, que necessitam do maximo de divulgação, tambem sejam pautadas pela lei do euro. a informação só chega a quem paga por ela, serão esses os seus melhores utilizadores?
diria que não,pelo que não seja pela diferença de conceitos de vida entre os que acreditam que se pode salvar a natureza, sem que para isso se responda através do capital. fica para a próxima, pelo menos tornaram públicos os temas da vossa defesa do ambiente.

Ricardo disse...

Foi feito um grande esforço por parte da organização para disponibilizar um evento de grande qualidade ao mínimo preço. Não se pode considerar elevado o preço de 120 euros por 4 jornadas com lugares limitados e em que é disponibilizada toda a documentação de cada dia, em que são entregues certificados de participação, que dá direito a visitas ao museu, que inclui actividades paralelas, em que são assegurados 8 coffee-breaks, em que é oferecido um almoço na última jornada e em que estão envolvidos variadíssimos custos de logística. Ainda assim, o preço é indiscutivelmente inferior relativamente a eventos semelhantes. Cumprimentos.

Carolina disse...

Concordo com o que disse o meu colega estudante e também compreendo a posição da organização. Por isso deixo aqui a sugestão de que criassem um bilhete para estudantes a preço ainda mais reduzido conseguindo isso através da redução das "regalias" a que teríamos acesso (coffee breaks, almoço, entradas em museu, etc) Assim poderiamos assistir ao que nos interessa a um preço mais conveniente.
Já agora, se o almoço é apenas no último dia e ainda por cima os vários dias são tão espaçados que deverá haver um mínimo de pessoas a ir a todos, poderiam ter aumentado o preço desse dia, reduzindo o dos outros.
De qualquer forma parabéns pela iniciativa, só tenho pena de não poder ir assistir (porque aos 40€ da inscrição de um dia tb temos que acrescentar as despesas de deslocação para quem não é do Porto, duplicando ou triplicando esse valor).

Ricardo disse...

As jornadas foram planeadas como um único evento mas que dá oportunidade a ir só a alguns painéis. O bilhete especial com menos regalias obrigaria a formas de controlo e outra logística mas agradecemos a sugestão. Futuras contribuições devem ser enviadas para porto@quercus.pt